Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Insucessos na vida escolar acontecem por diversos motivos: podem ser problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde, por viagens, por mudanças, dentre outros. Em nada diminuem a pessoa nem devem colocar em dúvida o seu potencial, mas podem significar dificuldades crescentes para prosseguir seus estudos no Ensino Regular, por defasagem de idade.

Para solucionar estes problemas, a Legislação do Ensino prevê a existência de escolas que ministram a Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo Supletivo. É uma ótima oportunidade para os jovens que passaram por essa situação e também para adultos que tiveram de parar de estudar. Essa modalidade de ensino oportuniza a continuação dos estudos com qualidade, proporcionando inclusive o ingresso em universidades e uma melhor inclusão no mercado de trabalho e na vida como um todo.

Nunca é tarde para aprender e se desenvolver. Devemos superar desafios, procurando recuperar o tempo perdido nos estudos.

Ao se matricular no EJA, o aproveitamento do aluno normalmente cresce devido à dinâmica diferente e principalmente, ao fato de voltar a estudar com colegas de mesma faixa etária que vivenciam situações semelhantes, com os quais há uma identificação maior.

O COLÉGIO WAKIGAWA foi um dos primeiros estabelecimentos particulares a ser autorizado pela Secretaria de Estado de Educação/RJ para formar turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo a todas as exigências legais, tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

Cada série tem que ser cursada em, no mínimo, 6 (seis) meses ou um semestre letivo, de acordo a Resolução nº 3/2010 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação/MEC. No COLÉGÍO WAKIGAWA, isso é possível, pois é praticada uma didática moderna capaz de proporcionar melhor aproveitamento do tempo. O trabalho é desenvolvido com muito cuidado para aqueles que estão com defasagem de aprendizagem e/ou idade possam ter base para prosseguir os seus estudos. As aulas são ministradas de segunda a sexta, nos turnos da manhã, da tarde e da noite, de acordo com cada unidade escolar.

Ensino Fundamental (antigo 1° Grau):
O programa das 4 (quatro) últimas séries do Ensino Fundamental é distribuído em 2 anos. Cada série, da 5ª à 8ª fases, é cursada em um semestre letivo. O aluno deve ter 15 (quinze) anos completos para se matricular.

Ensino Médio (antigo 2° Grau):
Conteúdos dos programas do Vestibular e do ENEM distribuídos em 1 ano e meio. Cada uma das três séries do Ensino Médio é cursada em um semestre letivo. Caso o aluno já tenha feito ao menos o 1º ano, há a possibilidade de concluir o Ensino Médio em menos tempo. O aluno deve ter 18 (dezoito) anos completos para se matricular.

Onde estudar?
Tijuca, Copacabana, Madureira e Praça Seca.